meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Estudantes da Rede Estadual de Ensino participam de festival de inovação social

| Educação

A ação mobilizou 20 escolas e cerca de 1000 estudantes

Uma exposição que promoveu workshops, artes, cultura, empreendedorismo e outros temas sociais reuniu cerca de 1000 estudantes da Rede Estadual de Ensino no último final de semana. O Festival Vox, realizado no Parque Santana, localizado no Recife, abriu espaço para os alunos apresentarem projetos de empreendedorismo e expor trabalhos de conclusão de ensino fundamental. A ação envolveu projetos de 20 escolas das Gerências Regionais de Educação (GRE) Recife Sul, Recife Norte, Metro Norte e Metro Sul.

Para desenvolver suas ideias os estudantes passaram por uma capacitação profissional por meio do projeto "Despertar Educação Empreendedora", do Sebrae, que visa promover o ensino do empreendedorismo. No programa eles aprendem o entendimento do que é empreender, criação do produto, confecção, custo, lucro, pesquisa de mercado e pesquisa de produto, deixando-os capacitados para assumir funções diversas que atendam o mercado de trabalho.

De acordo com a superintendente de Projetos Especiais da Educação, Renata Rodrigues, a importância dos estudantes participarem desse projeto ajudará não só a adquirir novos conhecimentos, mas principalmente a ter uma nova visão de mundo. "Estar com a cabeça aberta para o social e o que acontece ao nosso redor é sempre muito interessante. Temos estimulado constantemente os alunos a serem protagonistas por meio da autonomia criativa e responsável, pontos essenciais para uma educação integral. Estes jovens farão um bom Pernambuco para se viver, sem dúvida" ponderou.

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deputado Oscar Carneiro, localizada em Camaragibe, participaram da feira e tiveram a oportunidade e expor seu projeto. Desenvolvido a partir de um pedaço de cano de PVC personalizado, isopor e lâmpadas coloridas, eles criaram a luminária Chandelier. Com a proposta de decorar ambientes, o produto se mostra inovador não só pela estética e qualidade, mas também pela moção sustentável. "A nossa intenção é ajudar o nosso comércio pernambucano a crescer e também mostrar o lado do empreendedorismo ambiental. Nosso produto é reciclável, portanto ajuda o meio ambiente, e ao mesmo tempo nos ajuda financeiramente" falou Anderson Oliveira, estudante do 1º ano.

Já para a estudante Vitória Sterffany, do 1º ano da EREM Dom Sebastião Leme, localizada no Ibura, uma das criadoras da PANLEME, que fabrica pão recheado, participar do programa ajudou a despertar o lado empreendedor que antes não existia. "O projeto foi uma ideia do nosso grupo para que pudéssemos ter um meio de renda e também porque queríamos conhecer os ingredientes e o processo de fabricação do pão. Para isso, tivemos apoio dos nossos professores que nos ensinaram sobre lucro, custo e investimento. Tivemos a oportunidade não só aprender a ter renda, mas também de aprender uma nova função na cozinha" expressou.

Cidades: Recife
Assuntos: see, sebrae, projeto despertar educaçao empreendedora, gre
Compartilhe: Link para o post: