meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Escolas da Rede classificadas para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL)

| Educação

Waters Pirate e Lego Bulls estão no grupo das seis vencedoras da etapa regional 

Duas escolas da Rede Estadual estão classificadas para competir a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O resultado saiu nesta sexta-feira (24), durante o encerramento da etapa regional, que começou na quinta-feira (23), e reuniu 36 equipes de escolas públicas e particulares de Pernambuco e do Ceará no ginásio do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE), em Paulista. As vencedoras foram a Waters Pirate, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alberto Augusto de Morais Pradines, e a Lego Bulls, da EREM Porto Digital.

Antes do resultado, a tensão dos 360 jovens envolvidos deu lugar a muita animação. O clima passou bem longe da rivalidade. Nos dois dias, as equipes apresentaram aos juízes os projetos de seus robôs, construídos com peças Lego; Core Values, e mostravam a eficácia dos protótipos com base no tema proposto nesta temporada de 2017/2018: Hydro Dynamics (o ciclo humano da água; como melhorar a forma como as pessoas encontram, transportam, usam ou descartam a água). Além disso, os robôs teriam que cumprir missões na mesa de competição, em partidas de dois minutos e 30 segundos cada.

Ao final do dia, foram divulgados os seis vencedores que representarão a região na etapa nacional. São eles: New Aton; Unity; Waters; Legomito; Lego Bulls; e Cangaceiros da Robótica. Os estudantes não seguraram as lágrimas ao ver o resultado no telão do ginásio. “Eu não consigo descrever o que estamos sentindo. Eu sabia que íamos conseguir alguma coisa, mas não imaginei que ia ser uma vaga no nacional. A gente se dedicou muito, passamos horas estudando, quebrando a cabeça para conseguir chegar até aqui. O nosso objetivo, agora, é ganhar o nacional, sem dúvidas”, disse a estudante Maria Eduarda, da Waters Pirate, que também venceu o terceiro lugar no prêmio Apresentação.

Na equipe Lego Bulls também não faltou lágrimas. Os meninos, que representaram recentemente o Estado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estavam eufóricos com a possibilidade de levar a bandeira de Pernambuco para mais uma competição nacional. “A gente fica muito feliz com isso, principalmente porque sabemos e sentimos todos os desafios de uma escola pública. Tivemos apenas três dias para treinar o nosso robô, suamos bastante a camisa para conseguir essa vaga, e agora é só comemorar”, declarou José Vitor, integrante do grupo.

A etapa nacional ocorre nos dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR). Os vencedores participarão da competição internacional, que será de abril a julho, nos Estados Unidos e Europa.

Cidades: Paulista
Assuntos: seduc, torneio robotica first lego league, sesi, erem, obr
Compartilhe: Link para o post: