meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Chapéu de Palha Mulher inicia capacitação de 1.500 Mulheres da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal

| Social, Emprego, Direitos Humanos

Formação para 540 agricultoras da Zona Canavieira e 960 pescadoras iniciam nos dias 13 e 16 de novembro 

O Programa Chapéu de Palha Mulher da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal inicia o ciclo de capacitação da edição 2017. Executado pela Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco (SecMulher-PE), as aulas começarão no próximo dia 13 de novembro, na Zona Canavieira, para 540 mulheres dos municípios de Amaraji, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Primavera, Rio Formoso, Sirinhaém e Xexéu.

A gerente de Articulação e Interiorização da SecMulher-PE, Márcia Aguiar, ressalta que para contemplar as 540 mulheres, serão formadas 18 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato, com 30 mulheres em cada turma e que, paralelamente às aulas, serão ofertadas atividades recreativas para 180 crianças, filhas e filhos das trabalhadoras rurais.

Para as pescadoras artesanais da Região Metropolitana do Recife, as aulas terão início no dia 16 de novembro. O Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal contemplará 960 pescadoras dos municípios do Recife, Goiana, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu. Para tanto, serão criadas 27 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato e cinco turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Produção e Beneficiamento de Alimentos. Também serão oferecidas atividades de recreação para 320 crianças, filhas e filhos das mulheres pescadoras.

FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E RECREADORAS - Etapa fundamental do Programa Chapéu de Palha Mulher que acontece, anualmente, antes das atividades com as mulheres e crianças. A Oficina de Formação com Educadoras e Recreadoras tem o objetivo de oportunizar reflexões sobre a proposta pedagógica e metodológica e favorecer a troca de conhecimentos e experiências entre as profissionais envolvidas. Nos dias 09 e 10 de novembro, acontece na Faculdade de Escada (FAESC), a Oficina com Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Zona Canavieira.

As atividades serão coordenadas pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM) e executadas por organizações sociais que atuam na perspectiva de gênero, são elas: Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão, Centro de Estudos e Ação Social Rural (CEAS Rural) e Grupo Mulher Ação, selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE em 2017.

A formação com as Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Pesca Artesanal acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (CECOSNE).

As atividades serão coordenadas pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e executadas pela: Gestos, Casa da Mulher do Nordeste, Grupo Curumim, IEDES E IDGE, organizações selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE, em 2017.

Assuntos: secmulher, governo de pernambuco, programa chapeu de palha, capacitaçao, formaçao
Compartilhe: Link para o post: