meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Eduardo transfere para sociedade controle da distribuição de água a vitimas da seca

| Agricultura, Administração

Preocupado em garantir a distribuição de água para todos os municípios atingidos pela seca no estado, o governador Eduardo Campos assinou nesta quarta-feira (16), o decreto que divide a responsabilidade do monitoramento dos carros-pipa. Agora, caberá também aos conselhos de desenvolvimento dos municípios, ao Instituto Agrônomo de Pernambuco (Ipa) e ao Exército Brasileiro a fiscalização e a definição das rotas que esses veículos de abastecimento vão fazer.

Antes, a atribuição cabia apenas à Secretaria Estadual de Agricultura. Com o aumento significativo no número de veículos contratados, fez-se necessária a divisão da tarefa. Para o governador, a medida aumenta a vigilância sobre o fornecimento emergencial de água e afasta qualquer tentativa de uso indevido dos carros-pipa neste ano eleitoral.

“Desse jeito que vamos fazer agora não tem mentira, não tem exploração política. Nós não estamos fazendo isso como um favor, mas como um direito que o povo pernambucano tem de receber do poder público, pelo menos, a água que está faltando”, disse.

Além da fiscalização humana, que será feita pelos conselhos, o governador anunciou que os 800 carros-pipa contratados pelo Estado serão equipados com aparelhos de GPS. Desses, 670 já estão rodando e outros 130 começaram a ser contratados ontem e serão incorporados à frota em breve. Para colocar o rastreamento eletrônico de pé, o Estado vai entregar um computador e uma impressora a cada um dos 184 conselhos municipais.

Membro do colegiado de Ibimirim há dois anos, Luiz Cândido Sobrinho, 42, fez questão de ressaltar a importância da parceria criada entre a população e o Estado. “Dentro dos nossos conselhos é possível acompanhar onde estão os verdadeiros representantes do povo. Tenho certeza que a qualidade do serviço vai melhorar muito”,comemorou.

A cada 15 dias, os conselhos receberão um relatório do Comitê Integrado de Combate à Estiagem sobre a Operação Seca.“Todos os convênios que fizermos com os municípios, comunicaremos aos conselhos para que eles possam acompanhá-los”, completou Eduardo, que anunciou ainda a recuperação e instalação de 1.800 poços e 350 dessalinizadores e liberou R$ 4 milhões para pagamentos do Garantia-Safra para 112 mil agricultores.

A partir de hoje, as pessoas atingidas pela estiagem passam a contar também com um canal de esclarecimento sobre a situação atual de seus municípios. Através do 0800 281 2090, a população vai ter a oportunidade de tirar dúvidas ou registrar denúncias. O serviço funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Quem optar pela internet, basta acessar:www.agricultura.pe.gov.br/operacaoseca.

INVESTIMENTO BILIONÁRIO – Durante a assinatura do decreto, coube ao Secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Rebêlo, fazer uma explanação sobre o quadro atualizado das ações de convivência com o semiárido.“Nesses cinco anos já investimos R$ 1,8 bilhão nessa área (recursos hídricos). Isso equivale a quatro vezes o que foi investido lá atrás”,disse.

De acordo com os números atualizados da Codecipe, 86 municípios estão em Situação de Emergência, sendo 56 no Sertão, 29 no Agreste e um na Zona da Mata. Desses, 54 foram reconhecidos pela Defesa Civil Nacional.

Cidades: Ibimirim
Assuntos: seca, eduardo campos, decreto, carros pipa, ipa, agricultura
Compartilhe: Link para o post: